sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Poemas na parede e na memória



Desde ontem venho lembrando de um quadro que tínhamos na parede da sala; era um poema ilustrado com um desenho, uma mulher de olhar profundo. O poema belíssimo é de autoria desconhecida e escrito em espanhol. Eu era uma menina, e o quadro se perdeu, nem sei que fim levou, uma pena. O belo poema me inspirou a escrever outro, "Os olhos", que tratei de conseguir traduzir para o espanhol, com ajuda de uns argentinos que conheci na praia. Aliás, foi quando conheci o mar, em Camboriú. Aquela menina que fui não descansou enquanto não teve seu poeminha traduzido para o espanhol. E muito mais belo lhe soou a cada leitura do mesmo: "Los ojos". Lembro um pouco deste meu antigo poeminha que sumiu, assim como o quadro do poema anônimo. Tentarei reescrevê-lo. Mas agora quero mostrar o poema do quadro, que tratei de cavocar na internet pelo grande aliado google. Tratemos pois, do poema do quadro agora. Ei-lo:

Soy mujer y tu eres hombre,
y lo repito soy mujer con mucho orgulho e gracia.
con mucho ritmo,
y has dever que por ser mujer e tu hombre
te respeto y me respetas, te siento y me sientes
 te miro e me miras,
con sencillez e dulzura.
Con deseo y amor con pasion y sentimento
soy mujer y por eso,
respetando mi cuerpo
cultivando mi mente
elevando mi espiritu,
te respeto te siento te miro y te amo
a traves de tu piel atraves de tu ojos
tu boca y tu ser.

lindo. Amei rever este breve e intenso poeminha. Vejamos um trecho do que lembro do meu antigo poeminha de menina de 1984 (ai como o tempo voa!):

Los ojos
apenas os olhos vêem,
apenas os olhos sentem,

apenas os olhos olham

e com que olhadas
olhadas essas que afogam,

nascem, morrem,

acendem

apagam

dizem

o que a boca nem sempre sabe dizer.

Bem, é o que lembro, faz muito tempo e era um longo poema, coisa de menina inspirada, sonhadora. Quero novamente traduzir para o espanhol, mesmo este pequeno trecho, mesmo que incompleto, mesmo que da minha meninice. Importa que faz bem lembrar das coisas boas, principalmente das que se podem registrar. Estudo História, como não gostar de historiar? Viver em novidade de vida não consiste em esquecer do que se viveu. A Bíblia conta histórias para que não sejam esquecidas ao mesmo tempo em que esclarece o presente (incrível) e o futuro. Aleluia.
Apontado, até.










6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Lindos! Me encanta esse tipo de poemas... parece que sai do fundo da alma! Parabens...

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com sua história com relação ao quadro , pois aconteceu exatamente igual comigo , meu quadro se perdeu e nunca esqueci este poema , e foi no google que encontrei você obrigada pela lembrança . By: Iara

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou na casa de um amigo e, procurando a autoria, cheguei no seu blog. O meu amigo amigo comprou esse quadro de um morador de rua q eztava passando. Vou te dar o whats do meu amigo, se você quiser ele te manda uma foto do quadro, ou até o quadro se desejares. O nome dele é Valdir, o cel (51)998543518, e o face é Valdir Dotto, e ele vai postar agora uma foto desse quadro. Um beijo, Diana.

    ResponderExcluir
  5. Tenho ainda esse quadro embora desgastado pelo tempo.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho esse quadro... Tá um pouco desgastado mais aí da bem bonito e com esse belo poema ... O quadro está aqui em casa desde q eu entendo como gente, meu pai q o trousse, depois vou perguntar como ele conseguiu

    ResponderExcluir